8 FILMES DE COACHING que PESSOAS de SUCESSO devem assisir: o 7 é o meu preferido

Filmes de Coaching que você precisa conhecer

Filme é um recurso muito utilizado nos processos de Coaching, e muitas vezes pouco explorado. Através do filme, o coach pode ajudar o seu coachee. Vale lembrar sempre, que precisa fazer sentido com o que o cliente está vivendo ou precisando no momento.

É imprescindível que o profissional tenha assistido o filme antes de indicar ao seu cliente. Elaborar perguntas para que seja tirado algum aprendizado.

As perguntas podem ser do do tipo?

  • O que mais te marcou neste filme?
  • O que você tira como lição do filme, relacionado com tudo o que você já vivenciou neste processo?
  • O que você decide fazer agora, baseado no que você aprendeu?

O profissional precisa ser criativo e elaborar bem as perguntas de coaching.

Deve deixar de lado a expectativa que aprendizagem do cliente seja a mesma dele. O filme funciona como uma metáfora, onde uma pessoa pode ter um determinado aprendizado, enquanto outra tira uma mensagem totalmente distinta.

Vamos deixar de blá blá blá… e ir direto ao que interessa?

1. À PROVA DE FOGO

RELACIONAMENTO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO


A Prova de Fogo é um filme que conta a história de Caleb Holt, um valente bombeiro, reconhecido por todos como um profissional de sucesso, um verdadeiro herói, mas o seu casamento está prestes a acabar.

O pai de Caleb lhe dá um livro com um desafio de 40 dias, onde cada dia Caleb terá que fazer diversas coisas para a sua esposa, como: elogiar, escutar mais, surpreender, presentear, ajudar nos afazeres domésticos e muitas outras situações.

Ele percebe que as próprias atitudes que ensina no Corpo de Bombeiros, podem ser usadas no seu casamento e em outras áreas da sua vida. Como por exemplo:

“Nunca deixe o parceiro para trás”

2. O PODER ALÉM DA VIDA

SUPERAÇÃO, TOMADA DE DECISÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO


É um drama que conta a história de um jovem ginasta, Dan Millman, que sonha em participar das Olimpíadas.

Ele já ganhou muitos troféus, garotas, uma moto e participa de festas com seus amigos. Com isso acredita que não precisa mudar de comportamento para obter êxito em seu objetivo.

É quando Dan, tem um acidente, quebra a perna e sofre com a possibilidade de jamais poder voltar a competir.

  • “Você precisa fazer perguntas melhores”
  • “As pessoas tem medo do que há dentro delas, mas é o único lugar onde vão encontrar o que precisam.”

São algumas das mensagens do filme de coaching que traduzem a essência do processo dessa ferramenta.

É uma história de superação e lição de vida baseada em fatos reais. O filme mostra que nós precisamos ter consciência de nossas escolhas e sermos responsáveis por nossas ações.

 

3. FERNÃO CAPELO GAIVOTA

SONHOS, PERSISTÊNCIA, SUPERAÇÃO E PROPÓSITO DE VIDA

fernão-capelo-gaivota-gde 8 FILMES DE COACHING que PESSOAS de SUCESSO devem assisir: o 7 é o meu preferido

Baseado no livro de Richard Bach que se transformou num best-seller.  Fernão Capelo Gaivota é uma ave questionadora, curiosa e persistente que sabia o que queria: voar o mais rápido e o mais alto possível.  E não voar APENAS para comer.

Não aceitava algumas leis e crenças do bando que fazia parte. Por isso foi mandado embora, mas mesmo assim continuava seu treinamento, todos os dias.

Não aceitava ter que disputar restos de comida com seus pais, irmãos e amigos. Ele tinha prazer em voar e se esforçava em aprender tudo o que podia.

Queria dar sempre o melhor de si. O seu sucesso dependia de desenvolver o máximo o seu DOM DE VOAR.

O filme é uma metáfora e faz uma comparação entre o homem e a gaivota, busca mostrar a superação de limites e o encontro com a liberdade.

“Para voar tão rápido quanto o pensamento, a qualquer lugar que existe, que já existiu ou que existirá, tem que começar sabendo que já chegou.”

Um dos filmes de coaching que fala muito sobre superação e mudança de comportamento.

4. MÃOS TALENTOSAS

SUPERAÇÃO, MOTIVAÇÃO E AUTO ESTIMA

Conta a história de Ben Carson, um menino negro e pobre da cidade de Detroit. Que tirava más notas na escola e era motivo de gozação dos colegas preconceituosos.

Ben tinha uma mãe que acreditava no seu potencial, e o motivava sempre. Jamais permitia que ele desistisse dos seus sonhos.  Então, ele se torna um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo.

Através da inteligência, estudo e capacidade, mas sobretudo pelas crenças positivas que a mãe instalou durante a sua vida, ele conseguiu ser um médico de sucesso.

Palavras como: “Eu sei que você pode”, “Você é um garoto esperto.” e “Você tem o mundo inteiro.” eram comuns no vocabulário de sua mãe, e isso ajuda Ben sempre a seguir em frente.

Até que precisou fazer a cirurgia de separação de dois gêmeos siameses, um grande desafio para ele, um feito que ningéum no mundo havia superado…

vamos ficar por aqui para não estragar o filme.

5. DUAS VIDAS

SONHOS E MUDANÇA DE COMPORTAMENTOfernão-capelo-gaivota-gde 8 FILMES DE COACHING que PESSOAS de SUCESSO devem assisir: o 7 é o meu preferido

Russ Duritz é um profissional bem sucedido que vai fazer 40 anos e atua como consultor de imagem. Mas de forma mágica e inesperada recebe a visita dele mesmo com apenas 8 anos.

O adulto precisa conviver com a sua criança e descobrir qual o motivo daquele encontro. O garoto o ajuda a lembrar dos seus sonhos de infância: ter um cachorro, uma família e pilotar seu próprio avião.

Este filme fala da importância da ressignificação, do perdão, do respeito ao passado, quais as ligações que isso tudo tem com seus valores e suas crenças. É um dos filmes de coaching que eu mais gosto.

 

6. JORNADA DA ALMA

FOCO, DETERMINAÇÃO E SUPERAÇÃO

fernão-capelo-gaivota-gde 8 FILMES DE COACHING que PESSOAS de SUCESSO devem assisir: o 7 é o meu preferido

Um clássico para estudantes de psicologia e psicanálise. Sabina Spielrein é levada por seus pais para um hospital psiquiátrico e acaba se apaixonando por seu médico psiquiatra Carl Gustav Jung.

Jung submete Sabina à nova técnica freudiana que hoje conhecemos como associação livre. A cura desta paciente implicava não apenas em seu reconhecimento profissional, mas também na possibilidade de superar os tão desumanos tratamentos a que eram submetidos os pacientes psiquiátricos, como o eletrochoque.

Para isso Jung precisava manter o foco e ter muita determinação, acreditando na sua capacidade. O analista precisa ser neutro, impessoal, ter uma escuta atenciosa, demostrar empatia e estar livre de qualquer tipo de julgamento, assim como o profissional de Coaching.

Sabina rompe todas as barreiras, após receber alta se dedica à psicanálise e dirige a Escola Branca, famosa escola soviética, mostrando que é possível assumir tal responsabilidade, encontrando a sua própria capacidade de promover a cura, a sua própria e a de outros.

7. CONVERSANDO COM DEUS

ESPIRITUALIDADE, SUPERAÇÃO E PROPÓSITO DE VIDA

fernão-capelo-gaivota-gde 8 FILMES DE COACHING que PESSOAS de SUCESSO devem assisir: o 7 é o meu preferido

O filme “Conversando com Deus” é baseado em fatos reais da vida do escritor Neale Donald Walsch, que sofreu um grave acidente de carro, ficou sem emprego e teve que morar nas ruas, mendigando comida e lutando para se manter vivo.

Neale faz a Deus algumas perguntas bem difíceis. Na verdade a sua maior questão é a própria existência de Deus. Porém, ele acaba encontrando respostas para suas perguntas dentro de si mesmo.

O filme mostra que conversar com Deus significa conversar com você mesmo. E mostra que, mais importante ainda do que isso é desenvolver em si mesmo a capacidade de “ouvir” o seu íntimo, ou o “Deus” que existe no seu interior.

“Em vez de se concentrar no que as pessoas pensam sobre você, concentre-se no que você pensa sobre você mesmo.”

“Preocupação é uma atividade da mente que não entende sua conexão com Deus.”

“Sofrer não tem nada haver com acontecimentos, mas com suas reações a eles. O que está acontecendo só está acontecendo. Como se sente sobre eles é o que importa.”

“Não precisa se preocupar em ganhar a vida, os mestres são aqueles que escolheram fazer a vida ao invés de ganhá-la, vá em frente. Faça o que realmente goste, não faça mais nada, vocês tem tão pouco tempo, como pode pensar em perder um momento fazendo algo para ganhar a vida que não gosta de fazer isso não é viver, isso é morrer.”

8.  COACH CARTER – TREINO PARA A VIDA

MOTIVAÇÃO, SUPERAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO


É um flime baseado em uma história real de um treinador que aceita o desafio de trabalhar com jovens rebeldes, racistas, indisciplinados e não respeitam uns aos outros. Faltam as aulas da escola, aos treinos de basquete e seus pais não comparecem quando solicitados.

Ken Carter, o treinador, precisará ser duro, severo, mas ao mesmo tempo motivador e carismático. Quando os jovens vêem que o resultado final vale a pena, que é vencer a temporada de basquete, eles descobrem que irão precisar de disciplina, dedicação e mudança de comportamento.

Valores como respeito, pontualidade, espírito de equipe, dedicação, perseverança, respeito à raças são discutidos dentro das quadras. O lema de Ken Carter é:

“Jogar como vencedores, agir como vencedores e serem vencedores.”

É um dos  filmes de coaching que exemplifica verdadeiramente o espírito de liderança.

 

Esses são apenas um dos filmes da minha lista que venho há tempos selecionando. Atuando como Coach desde 2011, sempre que necessário indico filmes ou livros aos meus clientes e sei o quanto isso nos ajuda neste processo.

Entre em contato para agendar sessões de coaching online ou presencial. Será uma honra pra mim atendê-lo(a).

fernão-capelo-gaivota-gde 8 FILMES DE COACHING que PESSOAS de SUCESSO devem assisir: o 7 é o meu preferido

4 Comentários


  1. Dentro de motivação por outras pessoas também tem o filme Vidas Cruzadas onde a personagem da Viola Davis sempre fala frases de empoderamento para a menininha: Você é esperta. Você é amável. Você é importante.
    Desses filmes citados só assisti Coach Carter. Colocarei os outros na lista p ver oportunamente.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *