OS QUATRO ELEMENTOS: FOGO, TERRA. ÁGUA E AR. O QUE ELES TEM A DIZER PRA VOCÊ?

Os quatro elementos referem-se às forças vitais e se manifestam em toda a criação, podendo ser percebidas pelos sentidos físicos.

São a base da astrologia e também está presente nas ciências ocultas, nas tradições filosóficas, religiosas e mitológicas de quase todas as culturas.

Abrange tudo aquilo que percebemos com o olhar e tudo que experimentamos também. E são igualmente importantes e fundamentais para que a vida realmente exista.

Cada um dos 4 elementos da natureza, tem uma função essencial em nossas vidas: o Ar para respirar, o Fogo para não morrermos de frio e nos alimentarmos, a Terra para construir e suprir as nossas necessidades e a Água que dá vida aos animais e plantas, além de compor a maior parte da nossa estrutura física.

Determinam a manifestação psicológica e energética de cada indivíduo. E têm o poder de exercer grande influência em nossa personalidade, podendo mostrar claramente muitos detalhes surpreendentes sobre nossos comportamentos, escolhas e pensamentos.

O conceito dos quatro elementos também é a base da medicina Ayurvedica, também é encontrado na medicina chinesa, japonesa e na filosofia grega.

A filosofia oriental, como o Feng Shui e I’Ching ainda inclui um quinto elemento, o éter. Segundo eles, está relacionado ao espírito puro, o que pode ser o Espírito Santo para os cristãos.

A combinação desses quatro elementos pode acontecer de várias maneiras e é difícil encontrar um indivíduo com todos eles em igual quantidade, assim como também é difícil encontrar alguém com 100% de predominância em um elemento.

A mistura dos quatro elementos fornece dados importantes acerca da natureza da pessoa. Indica a energia e as qualidades principais com que cada um de nós estamos sintonizados. Cada pessoa já nasce com um desses elementos prevalecendo sobre os outros.

Você deve estar curioso para saber quais os seus elementos que predominam em você? Não é verdade?

Algumas pessoas investigam isso através da Astrologia. No Thetahealing fazemos essa experiência usando o teste de força muscular.

A astrologia pode determinar o signo solar, pode determinar como nós vemos a vida. Mas é a mistura dos diferentes elementos que determinará o temperamento de cada um de nós. Aliás temperamento, deriva do latim “temperamentum” e significa ‘mistura de proporções’.

O elemento predominante mostra com quais energias a pessoa é capaz de lidar de forma mais fácil na sua vida cotidiana. E indica quais experiências ela pode praticar e explorar de forma mais natural e espontânea possível.

Quando a pessoa tem total ausência de um determinado elemento, ou uma presença muito pequena, isso pode revelar que ela possui domínios específicos que não está em contato. Então essa sintonia pode e deve ser cultivada e desenvolvida de forma consciente. Dessa forma a pessoa pode ter, mesmo que mínima, uma participação naquele campo de experiência de modo que tenha uma vida mais equilibrada.

Não estou dizendo aqui que é possível alterar o seu elemento, ou a combinação dos quatro elementos. Digo que através desse autoconhecimento, você pode estar mais consciente da energia de cada um deles em você.

Existem campos e áreas de atividade que talvez não esteja explorando, mas que pode entrar em contato e aprender apenas o que é de fundamental importância para você e assim despertar as qualidades que lhe faltam para a sua evolução.

Algumas características de cada um dos quatro elementos da natureza

hot-air-balloon-4761_960_720 OS QUATRO ELEMENTOS: FOGO, TERRA. ÁGUA E AR. O QUE ELES TEM A DIZER PRA VOCÊ?

Ar –  pessoas que tem esse elemento predominante, se identificam com  o mundo dos pensamentos, para elas o pensamento é tão real quanto qualquer objeto físico. São pessoas que tem muita criatividade e são boas com profecias.

São descontraídas, leves, intelectuais e com grande capacidade de argumentação e diálogo. Revelam ainda ter um ótimo raciocínio, sabendo exatamente como conduzir e se comportar diante de situações que pedem objetividade.

Pontos fracos: pode apresentar rebeldia, superficialidade e frieza com os sentimentos daqueles que convivem em sua companhia.

hot-air-balloon-4761_960_720 OS QUATRO ELEMENTOS: FOGO, TERRA. ÁGUA E AR. O QUE ELES TEM A DIZER PRA VOCÊ?

Água – pessoas deste elemento vivem predominantemente no mundo dos sentimentos. O estado emocional determina o seu comportamento. Tem predileção pelo mar e procuram estar sempre em contato com a água, pois encontram serenidade quando estão perto do seu elemento.

A água é um elemento que representa mudança de forma, é “adaptável”. É um elemento de cura e pessoas desse elemento tem o dom de fazer os sonhos se tornarem real. São pessoas compreensíveis e flexíveis.

Seus sentimentos, emoções e espiritualidade comandam a sua vida, são pessoas afloradas e intensas, especialmente em sua vida amorosa e familiar.

Pontos fracos: instabilidade, imaturidade e vulnerabilidade, mas sabem lidar tranquilamente com diversos imprevistos, são resilientes.

hot-air-balloon-4761_960_720 OS QUATRO ELEMENTOS: FOGO, TERRA. ÁGUA E AR. O QUE ELES TEM A DIZER PRA VOCÊ?

Terra – pessoas que predominam este elemento vivem mais no mundo material, questões e preocupações sobre a sobrevivência são básicas para a sua expressão.

Pessoas boas em criar estruturas e tem grande habilidade de manifestação. Conseguem viver em temperaturas mais severas, tanto frias como quentes, desde que o clima esteja seco. Costumam ser práticas, estáveis, racionais, perseverantes e realistas.

Pontos fracos: podem ser medrosas, teimosas em excesso, insensíveis e terem uma desconfiança exagerada.

hot-air-balloon-4761_960_720 OS QUATRO ELEMENTOS: FOGO, TERRA. ÁGUA E AR. O QUE ELES TEM A DIZER PRA VOCÊ?

Fogo – pessoas que têm este elemento predominante vivem no mundo da ação, em estado de excitação. Estar sempre em atividade é algo necessário para o seu bem estar, por isso também preferem clima seco e épocas de muito calor.

São ótimas pessoas “Quebra egos”, muitas vezes sutilmente (às vezes nem tanto rsrsrsrssrsr ) quebram o ego das pessoas quando o detectam, facilmente.

Gostam de demonstrar a sua paixão pela vida. São corajosas, entusiasmadas e persistentes.

Pontos fracos: podem ser extremamente orgulhosas, arrogantes, vaidosas e agressivas quando algo não acontece como eles desejam.

hot-air-balloon-4761_960_720 OS QUATRO ELEMENTOS: FOGO, TERRA. ÁGUA E AR. O QUE ELES TEM A DIZER PRA VOCÊ?

Agora sobre os pontos fracos mencionados acima. Nós devemos usar o nosso elemento de poder sempre à nosso favor. Então se você tiver por exemplo muito do elemento fogo, pode ser que o use para agredir, pode falar sem pensar, ser impulsivo. Mas também pode usar essa mesma força pra o seu benefício e para o benefício dos outros. Você pode usar essa energia para construir, criar coisas, ou na prática de esportes, por exemplo.

Se você tem muito do elemento Ar, pode ter maravilhosas ideias, muitas ideias, e não colocá-las em práticas, ou ainda ser uma pessoa muito superficial. Mas você pode usar a mesma energia para lidar com questões que exigem objetividade, e ser um grande idealizador.

As características mencionadas acima, irão variar de pessoa pra pessoa. Pois devem ser observado o elemento que predomina, a falta de algum, e a combinação entre deles.

Enfim, você pode usar a energia do seu elemento de poder para construir ou para destruir. Tudo é energia e a forma como a usa e aprende com ela é que é o importante para você.

A falta de equilíbrio entre os quatro elementos pode ser vista como um desafio. Que, se superado, o levará a um grande crescimento interior.

Se você ficou curioso, você pode entrar em contato, agendar uma sessão de Thetahealing e descobriremos qual o seu elemento de poder.

hot-air-balloon-4761_960_720 OS QUATRO ELEMENTOS: FOGO, TERRA. ÁGUA E AR. O QUE ELES TEM A DIZER PRA VOCÊ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *