ANSIEDADE: COMO SABER SE VOCÊ (ou alguém que você ama) ESTÁ SOFRENDO DO MAL DO SÉCULO?

Ansiedade: o Mal do Século

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, 33% da população  mundial sofre de Ansiedade.

A cada vez mais a nossa sociedade é rápida, consumista, urgente, competitiva e ansiosa.

Se você se irrita quando o computador demora pra inicializar, quando alguém demora para responder o whatsapp ou com pessoas e coisas lentas. Se dorme muito ou pouco, e continua cansado.

Você pode estar sofrendo do que o psiquiatra Augusto Cury chama de: “O mal do século”: A ANSIEDADE.

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Por favor, responda as perguntas abaixo sobre ansiedade?

  1. Fica acordado às 4 da manhã pensando com um futuro que você nem tem certeza que quer ter?
  2. Sente-se paralisado no presente e ao mesmo tempo tem medo do futuro?
  3. Faz uma lista de planejamentos das tarefas que tem a fazer, mas não executa nenhuma delas, ou quase nenhuma?
  4. Fica na cama porque não consegue se levantar, ao mesmo tempo em que se culpa por isso?ansiedade ANSIEDADE: COMO SABER SE VOCÊ (ou alguém que você ama) ESTÁ SOFRENDO DO MAL DO SÉCULO?
  5. Se isola, mas também tem o maior medo de acabar sozinho?
  6. Tem a sensação de que vai conseguir melhorar?
  7. Tem várias coisas pra fazer, mas não consegue fazer nada?
  8. Ignora mensagem e recusa convites regulamente, mas fica mal quando não os recebe?
  9. Acorda tarde, e ainda assim sente-se cansado?
  10. Dorme demais ou não dorme nada?ansiedade ANSIEDADE: COMO SABER SE VOCÊ (ou alguém que você ama) ESTÁ SOFRENDO DO MAL DO SÉCULO?
  11. Gostaria de ter um fluxo menor de pensamentos?
  12. Constantemente você compara o seu sucesso com o de outras pessoas?
  13. Fica incomodado com tantas coisas que tem a fazer, mas pensa: “faço amanhã”?
  14. A ideia de estar rodeado de pessoas é demais para você?
  15. Tem pensamentos repetitivos na sua cabeça?ansiedade ANSIEDADE: COMO SABER SE VOCÊ (ou alguém que você ama) ESTÁ SOFRENDO DO MAL DO SÉCULO?
  16. A sua ansiedade o faz se sentir fraco?
  17. Sente-se exausto demais, fisicamente ou mentalmente, para sair da cama?
  18. Você fica se martirizando por cada erro que comete ou cometeu?
  19. Você acha que fez algo de errado quando alguém não responde imediatamente?
  20. Você teme o pior cenário em cada situação?

Se você disse “SIM” a pelo menos 5 das respostas acima isso é um mal sinal.

Estar focado no que aconteceu no passado, ou preocupado com o que vai acontecer no futuro, pode ser um sintoma de ansiedade. Mas a ansiedade é muito mais abrangente do que o que nós imaginamos.

Pode-se considerar como sintomas de ansiedade: uma preocupação, medo ou pavor, tensão, e qualquer outro sentimento ruim em excesso.

A sociedade moderna alterou algo que deveria ser inviolável: o ritmo de construção de pensamentos. 

Isso gerou consequências seríssimas para a saúde emocional, o desenvolvimento da inteligência, a criatividade, o prazer de viver e a sustentabilidade das relações sociais, consequentemente com a nossa qualidade de vida.

Adoecemos co-le-ti-va-men-te.

Vamos, juntos, olhar para as possíveis causas e depois vemos o que pode ou deve ser feito?

Possíveis Causas da Ansiedade

– Em resposta ao estresse, as glândulas supra-renais liberam o hormônio da adrenalina, que é o condutor bioquímico da ansiedade.

– Problemas relacionados ao sono, podem causar ou agravar a ansiedade. E o contrário também é verdade. A ansiedade pode gerar ou agravar a insônia.

– Ansiedade pode ser gerada também como sintoma de uma doença.

– Genética pode ser um fator sim, mas os cientistas ainda tem dúvidas quanto a isso.

– Traumas como acidentes, ou mortes de pessoas queridas podem provocar a ansiedade.

–  Efeito colateral de alguma medicação.

Alterações hormonais como tensão pré-menstrual e menopausa pode aumentar os sintomas de ansiedade.

– Abstinência de drogas, álcool ou cigarro.

– Expectativas relacionadas à questões do trabalho ou escola.

– dentre outros fatores.

O Que Fazer?

Desacelerar seus pensamentos e aprender a gerir sua mente são tarefas fundamentais.

Mas como fazer isso?

Vou te dar algumas dicas ok?

  1. Primeiro e muito importante: Procurar ajuda médica especializada.

Ter o diagnóstico correto da ansiedade é fundamental para a sua recuperação. Infelizmente existem profissionais, muitas vezes não habilitados, fazendo o diagnóstico errado.

Professores, psicopedagogos, coachs, e médicos não especializados, não estão habilitados para fazerem diagnósticos.

Comumente, a ansiedade é confundida com hiperatividade ou transtorno de déficit de atenção. E infelizmente muitas pessoas, inclusive crianças, estão tomando remédios inadequados por conta de um diagnóstico equivocado.

Procure um médico especialista para te ajudar. Só ele pode prescrever uma medicação, caso seja necessário.

  1. Treine seu cérebro para observar seus pensamentos.

Perceba quando sua mente é invadida por um pensamento perturbador, uma ideia autopunitiva, ou um estado de fobia.

É muito comum começarmos a entrar num estado de ansiedade quando aprendemos erroneamente a nos culpar por qualquer coisa:

  • algo no trabalho que não saiu como planejamos
  • as notas baixas que o filho tirou na escola
  • ou uma discussão com uma amiga

Você pode ter ou adquirir um padrão de culpa e autopunição, com isso a causa não é solucionada e você volta a se culpar,  tornando assim um círculo vicioso.

Lembre-se culpa é diferente de responsabilidade. Se você acredita que errou em algo, responsabilize-se e faça algo para mudar isso. Não se cobre tanto.

  1. Higiene mental.

Fazemos higiene do corpo, higiene da boca e até da nossa casa e do ambiente de trabalho, mas não fomos educados a fazer higiene mental.

Existem boas práticas pra isso. Escolha a que mais combina com seu estilo de vida. Ou permita-se experimentar algo que ainda não conhece.

  • Yoga
  • Pintura de mandalas

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  • Trabalhos manuais, artes e artesanato
  • Meditação
  • Técnicas de relaxamentoansiedade ANSIEDADE: COMO SABER SE VOCÊ (ou alguém que você ama) ESTÁ SOFRENDO DO MAL DO SÉCULO?
  1. Aposte na terapia

Existem no mercado centenas de tipos de terapias diferentes, eu super curto e recomendo o Thetahealing, ou Constelação Sistêmica. A psicoterapia irá te ajudar a superar essa dificuldade. Você terá alguém de confiança para pode falar sobre a sua situação e meios de solucionar.

Não é vergonha nenhuma procurar ajuda médica e/ou terapêutica, pelo contrário. Você está sendo forte e corajoso. Entenda que você pode mudar o que está sentindo, você tem esse direito, você tem o direito em receber ajuda. Você pode e tem o direito a ser próspero, feliz e pleno.

“Numa existência brevíssima e complexa como a nossa, conquistar uma mente livre e ter seguro emocional faz toda a diferença…”

Dr. Augusto Cury, Ph.D.

5. Cuide da Alimentação

Evite:

ansiedade ANSIEDADE: COMO SABER SE VOCÊ (ou alguém que você ama) ESTÁ SOFRENDO DO MAL DO SÉCULO? cafeína – aumenta a liberação de adrenalina.

álcool  – pode inibir a ansiedade momentaneamente, mas no dia seguinte a crise virá mais intensa.

 

Consuma

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Suco de maracujá

Alface

Chá de ervas – camomila, kava-kava, valeriana e alfazema.

Frutas cítricas – a vitamina C diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade.

Banana – ajuda no da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. graças ao alto teor de triptofano que a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.

Carnes e peixes –  eles são a melhor fonte natural de triptofano.

Chocolate – é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, melhora o humor e reduz a sensação de ansiedade.

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6. Florais

ansiedade ANSIEDADE: COMO SABER SE VOCÊ (ou alguém que você ama) ESTÁ SOFRENDO DO MAL DO SÉCULO?Procure um terapeuta floral. Existem florais de várias marcas e origem. Eu super indico os Florais de Bach®.O Dr. Bach criou uma combinação de florais para emergências a que chamou de RESCUE®. Este contém cinco essências florais: Impatiens, Star of Bethlehem, Cherry Plum, Rock Rose e Clematis. Vale a pena ter um frasquinho deste floral consigo no caso de uma emergência.Conheça mais aqui um pouco sobre a terapia floral

7. Faças Exercícios Físicos
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  • Pilates
  • Natação
  • Yoga
  • Ou o esporte que você mais se identificar

 

Se você, ou alguém que você conhece, está sofrendo com ansiedade, depressão ou algo parecido. Lembre-se que: Você não está sozinho.

Se você estiver lidando com pensamentos suicidas, você pode conversar com alguém do CVV pelo número 141, por chat, Skype, e-mail ou presencialmente. 

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.Veja como aqui.

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